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Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

GRACA, Joao Carlos; LOPES, João Carlos  e  NIZA, Cláudia. Valores, crenças e comportamentos económicos: uma abordagem regional. Anál. Social [online]. 2015, n.214, pp.74-102. ISSN 0003-2573.

O propósito deste artigo é identificar relações entre orientações valorativas, crenças e comportamentos económicos, de um lado, e diferenças em níveis de desenvolvimento económico, do outro. A análise empírica está baseada numa amostra dos municípios portugueses e correspondentes freguesias, os quais foram organizados em grupos de acordo com uma tipologia urbano-rural e segundo níveis de desenvolvimento medidos através do PIB per capita. Identificámos diferentes orientações valorativas, crenças e comportamentos económicos. Foram subsequentemente considerados quatro clusters, os quais designámos genericamente como correspondentes a “estabilização”, “nacionalismo económico”, “empreendedorismo” e “consumismo”. Estes quatro clusters estão relacionados com as dimensões espaciais consideradas.

Palavras-chave : valores; crenças; comportamentos económicos; regiões portuguesas.

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