SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue215User involvement in production: a case study of a techno­logy firmTerritorial governance: from the theoretical debate to evaluation of their practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Social

Print version ISSN 0003-2573

Abstract

RODRIGUES, Adriano Duarte  and  BINET, Nichel. Não se importa que eu grave?: Questões éticas e paradoxo do observador nos atendimentos de ação social. Anál. Social [online]. 2015, n.215, pp.278-303. ISSN 0003-2573.

Este texto trata de algumas questões éticas que se colocam aos investigadores em ciências sociais que adotam uma perspetiva etnometodológica, e que decorrem da indispensável obtenção de autorização para gravar as palavras das pessoas que pretendem investigar. Partindo da análise de gravações de sequências de pedidos de autorização para gravar, no quadro de entrevistas de atendimento de ação social, os autores procuram definir o esquema prototípico destas sequências, assim como as suas variantes, e mostram que os interlocutores possuem uma competência negocial específica que os habilita a gerir localmente as questões éticas com que estão confrontados.

Keywords : análise da conversação; ética e metodologia da investigação; intervenção social; pedido de autorização para gravar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License