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Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

GRACA, João Carlos; LOPES, João Carlos  e  CORREIA, Rita Gomes. Ensino da Economia: literacia ou condicionamento mental?: Evidências a partir de um estudo sobre confiança em ­Portugal. Anál. Social [online]. 2016, n.220, pp.516-542. ISSN 0003-2573.

Os estudos universitários de economia podem ter um efeito relevante no moldar dos valores e atitudes correspondentes à construção da confiança numa sociedade democrática. O ensino da economia mainstream, baseado no modelo do “agente representativo”, movido pelo interesse próprio, racional e maximizador, pode ter efeitos doutrinantes, reforçando quer a inclinação pró-mercado, quer valores, atitudes e comportamentos egoístas entre os estudantes. Neste trabalho apresenta-se uma contribuição para essas discussões, tendo por base os resultados de uma pesquisa realizada em Portugal, com uma considerável diversidade de amostras (estudantes de economia, outros estudantes, cidadãos comuns) e aplicada em três anos diferentes: 2006, 2009 e 2012.

Palavras-chave : ensino de economia; inclinação pró-mercado dos economistas; confiança; comportamentos, atitudes e valores sociais e políticos.

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