SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue220Economics education: literacy or mind framing?: Evidence from a survey on the social building of trust in PortugalThe grammars of action in solidary economy and justification of practices of consumption author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Social

Print version ISSN 0003-2573

Abstract

ZAFRILLA, Pedro Jesús Pérez. É a democracia deliberativa uma teoria política adaptativa? Uma análise crítica da Teoria Argumentativa do Pensamento de Hugo Mercier. Anál. Social [online]. 2016, n.220, pp.544-564. ISSN 0003-2573.

A psicologia moral tem desvalorizado o papel do pensamento na vida moral. Não obstante, a Teoria Argumentativa do Pensamento é uma proposta de psicologia evolutiva que reivindica a efetividade do pensamento nos processos comunicativos. Esta teoria defende, inclusive, a sua convergência com a democracia deliberativa. No entanto, neste artigo defendemos que a TAP não é bem sucedida em proporcionar uma base psicológica da democracia deliberativa. A TAP não explica adequadamente a motivação dos sujeitos na deliberação. Para além do mais, a TAP não articula o valor epistémico da deliberação de maneira congruente com a democracia deliberativa. Para concluir, exporemos outras carências da TAP na sua conceção do pensamento.

Keywords : teoria argumentativa do pensamento; Hugo Mercier; democracia deliberativa; democracia epistémica; pensamento.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License