SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número220Ensino da Economia: literacia ou condicionamento mental?: Evidências a partir de um estudo sobre confiança em ­PortugalGramáticas da ação na economia solidária e a justificação das práticas de consumo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

ZAFRILLA, Pedro Jesús Pérez. É a democracia deliberativa uma teoria política adaptativa? Uma análise crítica da Teoria Argumentativa do Pensamento de Hugo Mercier. Anál. Social [online]. 2016, n.220, pp.544-564. ISSN 0003-2573.

A psicologia moral tem desvalorizado o papel do pensamento na vida moral. Não obstante, a Teoria Argumentativa do Pensamento é uma proposta de psicologia evolutiva que reivindica a efetividade do pensamento nos processos comunicativos. Esta teoria defende, inclusive, a sua convergência com a democracia deliberativa. No entanto, neste artigo defendemos que a TAP não é bem sucedida em proporcionar uma base psicológica da democracia deliberativa. A TAP não explica adequadamente a motivação dos sujeitos na deliberação. Para além do mais, a TAP não articula o valor epistémico da deliberação de maneira congruente com a democracia deliberativa. Para concluir, exporemos outras carências da TAP na sua conceção do pensamento.

Palavras-chave : teoria argumentativa do pensamento; Hugo Mercier; democracia deliberativa; democracia epistémica; pensamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons