SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número223Ambiente, “economia verde” e Direitos HumanosInformação política e interação digital nos parlamentos dos países lusófonos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

SOARES BRAGA, Sérgio; CAETANO ROCHA, Leonardo  e  CUNHA CARLOMAGNO, Márcio. Estratégias de comunicação digital dos partidos brasileiros e portugueses: um estudo comparado. Anál. Social [online]. 2017, n.223, pp.328-359. ISSN 0003-2573.

O objetivo deste artigo é fazer uma análise comparada das estratégias de comunicação digital dos partidos brasileiros e portugueses. Procuraremos verificar a validade, para o caso dos sistemas partidários destes dois países, de três hipóteses gerais formuladas pela literatura internacional sobre a temática: a hipótese da correspondência entre características das organizações partidárias e estratégias de interação na internet, a hipótese da “normalização”, e a hipótese do surgimento de modelos mais interativos e “citizen-initiated” de comunicação partidária. Para concretizar essa análise procuraremos dialogar com os resultados e aprofundar a proposta metodológica sugerida por Catarina Silva nos seus estudos sobre os partidos portugueses em período não-eleitoral.

Palavras-chave : Partidos políticos online; tecnologias digitais; internet e política; estratégias de comunicação política.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons