SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue224Between Bismarck and Beveridge: Civil Society and Welfare State in Portugal (1960-2011)Central American Indigo: Globalization and socioeconomic effects (16th-17th centuries) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Social

Print version ISSN 0003-2573

Abstract

QUARESMA, Maria Luísa  and  TORRES, Leonor Lima. Performatividade e distinções escolares no contexto da escola pública: tendências internacionais e especificidades do contexto português. Anál. Social [online]. 2017, n.224, pp.560-582. ISSN 0003-2573.

Performatividade e distinções escolares no contexto da escola pública: tendências internacionais e especificidades do contexto português.Partindo de uma análise multidimensional da excelência académica, discute-se o papel dos rituais de distinção dos melhores alunos na escola pública. Com base numa metodologia multiescalar, procede-se ao levantamento de práticas de premiação adotadas em países mais próximos da ideologia neoliberal (EUA, Reino Unido, França e Chile) e também ao mapeamento dos mecanismos de distinção implementados nas escolas secundárias portuguesas. Os resultados apontam para a expansão global da ritualização das distinções, embora se evidenciem diferentes apropriações nacionais e locais, decorrentes das especificidades das escolas e do meio envolvente

Keywords : excelência; distinção; premiação; escola pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License