SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue227Choice and competition in education: an endless controversy?The coloring: colored and the production of black subjectivities in contemporaneous Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Social

Print version ISSN 0003-2573

Abstract

FERREIRA, Manuela; DIOGO, Ana Matias  and  MELO, Benedita Portugal e. Performance escolar: os exames do 4.º ano na TV. Anál. Social [online]. 2018, n.227, pp.280-307. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/AS00032573.2018227.02.

Performance escolar: os exames do 4.º ano na TV. No quadro de um modo de regulação do sistema educativo assente na ideologia da performatividade mediante um trabalho escolar intensificado, este texto centra-se na recente experiência de reintrodução dos exames no 4.º ano em Portugal. Analisam-se as vozes de crianças, pais e professores difundidas em peças noticiosas televisivas (2012-2015), procurando perceber como se posicionam e como lidam com os exames. Os discursos revelam que os exames contaminam totalmente a vida escolar e familiar e implicam um trabalho cognitivo e emocional, por parte destes atores, visando a fabricação de alunos capazes de lidar eficazmente com a performatividade em idades cada vez mais precoces.

Keywords : exames; crianças; 1.º ciclo; dinâmicas familiares e escolares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License