SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número227Liberdade de escolha e concorrência na educação: uma controvérsia sem fim à vista?A cor da mestiçagem: o pardo e a produção de subjetividades negras no Brasil contemporâneo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Social

versión impresa ISSN 0003-2573

Resumen

FERREIRA, Manuela; DIOGO, Ana Matias  y  MELO, Benedita Portugal e. Performance escolar: os exames do 4.º ano na TV. Anál. Social [online]. 2018, n.227, pp.280-307. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/AS00032573.2018227.02.

Performance escolar: os exames do 4.º ano na TV. No quadro de um modo de regulação do sistema educativo assente na ideologia da performatividade mediante um trabalho escolar intensificado, este texto centra-se na recente experiência de reintrodução dos exames no 4.º ano em Portugal. Analisam-se as vozes de crianças, pais e professores difundidas em peças noticiosas televisivas (2012-2015), procurando perceber como se posicionam e como lidam com os exames. Os discursos revelam que os exames contaminam totalmente a vida escolar e familiar e implicam um trabalho cognitivo e emocional, por parte destes atores, visando a fabricação de alunos capazes de lidar eficazmente com a performatividade em idades cada vez mais precoces.

Palabras clave : exames; crianças; 1.º ciclo; dinâmicas familiares e escolares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons