Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Análise Social
versión impresa ISSN 0003-2573
Resumen
FERREIRA, Manuela; DIOGO, Ana Matias y MELO, Benedita Portugal e. Performance escolar: os exames do 4.º ano na TV. Anál. Social [online]. 2018, n.227, pp.280-307. ISSN 0003-2573. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2018227.02.
Performance escolar: os exames do 4.º ano na TV. No quadro de um modo de regulação do sistema educativo assente na ideologia da performatividade mediante um trabalho escolar intensificado, este texto centra-se na recente experiência de reintrodução dos exames no 4.º ano em Portugal. Analisam-se as vozes de crianças, pais e professores difundidas em peças noticiosas televisivas (2012-2015), procurando perceber como se posicionam e como lidam com os exames. Os discursos revelam que os exames contaminam totalmente a vida escolar e familiar e implicam um trabalho cognitivo e emocional, por parte destes atores, visando a fabricação de alunos capazes de lidar eficazmente com a performatividade em idades cada vez mais precoces.
Palabras clave : exames; crianças; 1.º ciclo; dinâmicas familiares e escolares.