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Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

LIMA, Licínio Carlos  e  TORRES, Leonor Lima. Políticas, dinâmicas e perfis dos agrupamentos de escolas em Portugal. Anál. Social [online]. 2020, n.237, pp.748-774.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2020237.03.

Políticas, dinâmicas e perfis dos agrupamentos de escolas em Portugal. A racionalização do sistema escolar português, ocorrida nos últimos vinte anos, operou uma profunda reconfiguração da rede, da tipologia dos estabelecimentos e da sua gestão. Estudou-se o processo de construção dos agrupamentos de escolas e as configurações organizacionais resultantes, problematizando os seus contributos para a democratização da educação escolar. A análise apoiou-se em dados estatísticos solicitados ao Ministério da Educação e, de forma complementar, em Relatórios de Avaliação Externa da Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Foi possível identificar a diversidade organizacional da configuração “agrupamento”, bem como observar o seu impacto limitado na democratização e melhoria dos processos de escolarização.

Palavras-chave : racionalização; modernização; agrupamentos de escolas; democratização..

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