SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número237Os desafios de fazer família à distância. Reflexões sobre migrações e dinâmicas familiares em Cabo Verde. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

ROSALES, Marta Vilar  e  MACHADO, Vânia Pereira. Migrantes portugueses no Rio de Janeiro: explorando ambivalências identitárias através de práticas alimentares. Anál. Social [online]. 2020, n.237, pp.868-884.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2020237.08.

Este artigo discute o papel da alimentação e da circulação de bens alimentares nas migrações contemporâneas. Partindo de um trabalho de campo etnográfico realizado no Rio de Janeiro, em 2014, com famílias de jovens emigrantes portugueses recentemente chegadas ao país, o artigo discute as suas perceções e valores dominantes sobre as práticas alimentares locais, bem como suas rotinas de seleção, aquisição, preparação e consumo de alimentos, para examinar as estratégias de pertença e posicionamento do grupo no Brasil. O artigo explora igualmente a centralidade da alimentação na evocação da origem e a sua relevância dentre as múltiplas coisas que circulam no oceano Atlântico, seguindo o mesmo percurso que as famílias percorreram.

Palavras-chave : alimentação; migrações; Rio de Janeiro; familias portugesas migrantes..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )