SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número239A corte portuguesa e a campanha pela publicação da Clavis Prophetarum do Padre António Vieira (séculos XVII-XVIII).Vida familiar e tecnologias de informação e comunicação num mundo globalizado. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

ALMEIDA, Giovana Goretti F. de  e  REZENDE, Denis Alcides. Marca territorial e cidade digital estratégica: o caso do Porto, Portugal. Anál. Social [online]. 2021, n.239, pp.284-306.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2021239.04.

As visões do mundo dos atores sociais são viabilizadas por meio de instrumentos que permitem fluidez discursiva. O objetivo é analisar a utilização da marca territorial e dos subprojetos (componentes) de cidade digital estratégica como recursos estratégicos urbanos contemporâneos. A metodologia da pesquisa enfatiza um estudo de caso realizado no Porto, Portugal, por meio de um protocolo de pesquisa que investiga 15 variáveis. Os resultados alcançados revelam a presença da variável de pesquisa estratégia na marca territorial e nos subprojetos de cidade digital estratégica. A conclusão reitera que ambos os constructos podem ser tomados como instrumentos urbanos contemporâneos, expondo interesses e articulações dos atores sociais em múltiplas escalas e dimensões.

Palavras-chave : branding; marca territorial; territorialidade; cidade digital estratégica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )