SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número239O papel da família na utilização da Internet por portugueses de 50 e mais anos: uma análise de género.Socialização política e as redes familiares e sociais: o papel da Internet na cultura política dos jovens no Sul do Brasil. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

MARINHO, Luena. Proximidade e distância nas famílias transnacionais entre Angola e Portugal - o contributo das tecnologias de informa-ção e comunicação. Anál. Social [online]. 2021, n.239, pp.342-362.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2021239.07.

A globalização e as tecnologias de informação e comunicação (TIC) aproximaram os indivíduos e criaram condições que ajudam as famílias a colmatar a distância geográfica, contribuindo para que permaneçam ligadas. A investigação sobre a vida familiar transnacional revela que, muitas vezes, se verificam mudanças na relação entre pais e filhos e destaca a importância de manter a frequência de contactos e a interação quotidiana. Partindo de uma metodologia qualitativa, multilocalizada, fundamentada em entrevistas com pais migrantes nos contextos em que vivem, Angola e Portugal, e com crianças (filhas de pais migrantes) em Angola, procura-se avaliar o modo como a relação parental entre pais e filhos foi afetada pela migração dos progenitores e identificar as práticas realizadas pelos pais migrantes para exercer a parentalidade à distância.

Palavras-chave : migração; famílias transnacionais; parentalidade à distância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )