SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue240(Briefly) living for politics: partisan independence and durability of the Portuguese governing elite.Anthropology and the sociocultural perspective of drug use. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Social

Print version ISSN 0003-2573

Abstract

SCHMIDT, Luísa; DELICADO, Ana  and  JUNQUEIRA, Luís. Políticas de alterações climáticas em Portugal: posicionamentos e redes de relações dos atores institucionais. Anál. Social [online]. 2021, n.240, pp.470-497.  Epub Sep 30, 2021. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2021240.03.

Este artigo incide sobre as políticas para as alterações climáticas em Portugal, procurando compreender os posicionamentos institucionais e traçar os laços que se tecem entre instituições em matéria de influência sobre as políticas, fontes de informação científica, colaborações e aconselhamento. Tem por base um inquérito por questionário aos principais atores institucionais envolvidos. Este estudo conclui que há consenso entre os atores institucionais sobre as alterações climáticas e apoio a medidas de mitigação. A análise de redes revela a centralidade dos atores governamentais e algum fechamento dos setores em si próprios, funcionando tendencialmente em “silo”, registando-se assim uma fraca interação institucional no período analisado.

Keywords : alterações climáticas; políticas públicas; análise de redes; ciência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )