SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número240Viver (brevemente) para a política: independência partidária e durabilidade da elite governativa portuguesa.A Antropologia e a perspetiva sociocultural das drogas. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

SCHMIDT, Luísa; DELICADO, Ana  e  JUNQUEIRA, Luís. Políticas de alterações climáticas em Portugal: posicionamentos e redes de relações dos atores institucionais. Anál. Social [online]. 2021, n.240, pp.470-497.  Epub 30-Set-2021. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2021240.03.

Este artigo incide sobre as políticas para as alterações climáticas em Portugal, procurando compreender os posicionamentos institucionais e traçar os laços que se tecem entre instituições em matéria de influência sobre as políticas, fontes de informação científica, colaborações e aconselhamento. Tem por base um inquérito por questionário aos principais atores institucionais envolvidos. Este estudo conclui que há consenso entre os atores institucionais sobre as alterações climáticas e apoio a medidas de mitigação. A análise de redes revela a centralidade dos atores governamentais e algum fechamento dos setores em si próprios, funcionando tendencialmente em “silo”, registando-se assim uma fraca interação institucional no período analisado.

Palavras-chave : alterações climáticas; políticas públicas; análise de redes; ciência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )