SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue240A black neighbourhood for Rio de Janeiro’s Olympic strategy - urban entrepreneurship, essentialism and socio-political conflicts in contemporary Brazil.Incorporated inequalities: resonances between neurosciences and social sciences. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Social

Print version ISSN 0003-2573

Abstract

RESENDE, José Manuel  and  CARVALHO, José Maria. O bulício provocador: forma desajeitada de demanda de consideração?. Anál. Social [online]. 2021, n.240, pp.548-570.  Epub Sep 30, 2021. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2021240.06.

A experiência escolar é capital nas trajetórias dos jovens, capacitando-os desejavelmente para aceder aos mundos dos adultos. Nela, o relacionamento entre professor e aluno, nos seus múltiplos ajustamentos possíveis, ocupa um lugar de charneira. A redução da distância entre ambos é uma maneira de conservar a novidade que as novas gerações trazem. De dois casos empíricos ocorridos em aula, captados recentemente por entrevista e observação direta, sublinham- -se as habilidades provocadoras reveladas por alunos no (des)ajuste daquele relacionamento. Partindo de uma sociologia pragmatista, ressalta a incapacidade de o professor integrar nas aulas os efeitos subjacentes à imprevisibilidade de certas ações dos adolescentes.

Keywords : educação; adolescência; provocação; pragmatismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )