SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número240Um bairro negro para a estratégia olímpica do Rio de Janeiro - empreendedorismo urbano, essencialismo e conflitos sociopolíticos no Brasil contemporâneo.Desigualdades incorporadas: ressonâncias entre neurociências e ciências sociais. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

RESENDE, José Manuel  e  CARVALHO, José Maria. O bulício provocador: forma desajeitada de demanda de consideração?. Anál. Social [online]. 2021, n.240, pp.548-570.  Epub 30-Set-2021. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2021240.06.

A experiência escolar é capital nas trajetórias dos jovens, capacitando-os desejavelmente para aceder aos mundos dos adultos. Nela, o relacionamento entre professor e aluno, nos seus múltiplos ajustamentos possíveis, ocupa um lugar de charneira. A redução da distância entre ambos é uma maneira de conservar a novidade que as novas gerações trazem. De dois casos empíricos ocorridos em aula, captados recentemente por entrevista e observação direta, sublinham- -se as habilidades provocadoras reveladas por alunos no (des)ajuste daquele relacionamento. Partindo de uma sociologia pragmatista, ressalta a incapacidade de o professor integrar nas aulas os efeitos subjacentes à imprevisibilidade de certas ações dos adolescentes.

Palavras-chave : educação; adolescência; provocação; pragmatismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )