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Análise Social
versão impressa ISSN 0003-2573
Resumo
RESENDE, José Manuel e CARVALHO, José Maria. O bulício provocador: forma desajeitada de demanda de consideração?. Anál. Social [online]. 2021, n.240, pp.548-570. Epub 30-Set-2021. ISSN 0003-2573. https://doi.org/10.31447/as00032573.2021240.06.
A experiência escolar é capital nas trajetórias dos jovens, capacitando-os desejavelmente para aceder aos mundos dos adultos. Nela, o relacionamento entre professor e aluno, nos seus múltiplos ajustamentos possíveis, ocupa um lugar de charneira. A redução da distância entre ambos é uma maneira de conservar a novidade que as novas gerações trazem. De dois casos empíricos ocorridos em aula, captados recentemente por entrevista e observação direta, sublinham- -se as habilidades provocadoras reveladas por alunos no (des)ajuste daquele relacionamento. Partindo de uma sociologia pragmatista, ressalta a incapacidade de o professor integrar nas aulas os efeitos subjacentes à imprevisibilidade de certas ações dos adolescentes.
Palavras-chave : educação; adolescência; provocação; pragmatismo.