SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número242Identidades de diáspora, cosmopolitismo e a promessa da cidadania: a lusofonia a partir das vozes de músicos das diásporas africanas.A terça parte visível: a invisibilidade das mulheres artistas no campo das artes visuais portuguesas (2012-2019). índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Social

versión impresa ISSN 0003-2573

Resumen

NUNES, Paulo. Música para todos os gostos: Festivais urbanos e cosmopolitismo cultural como estratégias de controlo social em Portugal. Anál. Social [online]. 2022, n.242, pp.86-108.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2022242.04.

De que forma os festivais de música têm servido para controlar os conflitos urbanos e criar a imagem das cidades portuguesas como lugares tolerantes? Em busca de respostas a esta pergunta, o artigo discute a forma como esses eventos são utilizados como mecanismos de controlo social em Sines e, especialmente, na cidade de Lisboa. Os dados de investigação foram recolhidos entre 2016 e 2018, em quatro festivais diferentes, através de observação direta, entrevista semiestruturada e análise documental. Os resultados permitem afirmar que tais eventos têm atuado na criação de cosmopolitismo urbano, promovendo a pacificação social no território por meio da cultura.

Palabras clave : cidades; cultura; música; controlo social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )