SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue243Brazilian escorts in Lisbon: Traffics, desires, and business from sexual economics in transnational contextsThe social representation of animal protein consumption and alternatives for substitution: a bioethical analysis. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Social

Print version ISSN 0003-2573

Abstract

ALVES, Mariana Gaio  and  DIOGO, Ana Matias. O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido. Anál. Social [online]. 2022, n.243, pp.280-308.  Epub June 30, 2022. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2022243.04.

Esta pesquisa contribui para problematizar o modo como o ensino da sociologia da educação se configura, na atualidade, em licenciaturas e mestrados nas universidades e politécnicos em Portugal. A abordagem empírica assenta na análise das fichas de todas as unidades curriculares em funcionamento no ano letivo de 2018/19 considerando quatro elementos curriculares fundamentais: onde e quando, o quê, como e para quê se ensina a disciplina. Os resultados reforçam a identificação de três espaços curriculares diferenciados - formação de professores, sociologia e educação - e sugerem a presença de um modelo pedagógico transmissivo mesclado com práticas típicas de modelos pedagógicos ancorados na aprendizagem dos estudantes e na comunicação.

Keywords : ensino superior; sociologia da educação; Portugal; pedagogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )