SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número243Escorts brasileiros em Lisboa: trânsitos, desejos e negociações nas economias sexuais em contextos transnacionais.A representação social do consumo de proteína animal e das alternativas para a sua substituição: uma análise bioética. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

ALVES, Mariana Gaio  e  DIOGO, Ana Matias. O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido. Anál. Social [online]. 2022, n.243, pp.280-308.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2022243.04.

Esta pesquisa contribui para problematizar o modo como o ensino da sociologia da educação se configura, na atualidade, em licenciaturas e mestrados nas universidades e politécnicos em Portugal. A abordagem empírica assenta na análise das fichas de todas as unidades curriculares em funcionamento no ano letivo de 2018/19 considerando quatro elementos curriculares fundamentais: onde e quando, o quê, como e para quê se ensina a disciplina. Os resultados reforçam a identificação de três espaços curriculares diferenciados - formação de professores, sociologia e educação - e sugerem a presença de um modelo pedagógico transmissivo mesclado com práticas típicas de modelos pedagógicos ancorados na aprendizagem dos estudantes e na comunicação.

Palavras-chave : ensino superior; sociologia da educação; Portugal; pedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )