Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Análise Social
versão impressa ISSN 0003-2573
Resumo
ALVES, Mariana Gaio e DIOGO, Ana Matias. O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido. Anál. Social [online]. 2022, n.243, pp.280-308. Epub 30-Jun-2022. ISSN 0003-2573. https://doi.org/10.31447/as00032573.2022243.04.
Esta pesquisa contribui para problematizar o modo como o ensino da sociologia da educação se configura, na atualidade, em licenciaturas e mestrados nas universidades e politécnicos em Portugal. A abordagem empírica assenta na análise das fichas de todas as unidades curriculares em funcionamento no ano letivo de 2018/19 considerando quatro elementos curriculares fundamentais: onde e quando, o quê, como e para quê se ensina a disciplina. Os resultados reforçam a identificação de três espaços curriculares diferenciados - formação de professores, sociologia e educação - e sugerem a presença de um modelo pedagógico transmissivo mesclado com práticas típicas de modelos pedagógicos ancorados na aprendizagem dos estudantes e na comunicação.
Palavras-chave : ensino superior; sociologia da educação; Portugal; pedagogia.