SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número243O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

FISCHER, Marta Luciane; GANG, Jessica de  e  ROSANELI, Caroline Filla. A representação social do consumo de proteína animal e das alternativas para a sua substituição: uma análise bioética. Anál. Social [online]. 2022, n.243, pp.310-331.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2022243.05.

Os paradigmas éticos emergentes sobre o consumo da carne e das alternativas de substituição necessitam de reflexão bioética para compreender as relações sociais com a senciência e o bem-estar animal. Este estudo procura compreender como a sociedade brasileira representa a produção animal, o consumo de carne e as alternativas para a sua substituição. Para isso, foi realizada uma investigação em linha com 330 participantes do Brasil. Os resultados sugerem que variáveis como idade, sexo e nível de ensino influenciam a representação social da carne e as alternativas da sua substituição e demonstram que a sociedade brasileira acredita que é mais factível a redução do consumo do que a adesão a alternativas.

Palavras-chave : bioética; bem-estar animal; carne artificial; entomofagia; veganismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )