SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue243The relation between humans and companion animals in chronic illness contexts. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Social

Print version ISSN 0003-2573

Abstract

POLICARPO, Verónica. Perder um animal de companhia: rituais e práticas de luto. Anál. Social [online]. 2022, n.243, pp.406-425.  Epub June 30, 2022. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2022243.10.

Quais são as dimensões sociais do luto por perda de um animal de companhia? Como é vivido no quotidiano, em práticas e rituais? E que implicações tem para a redefinição das fronteiras entre os humanos e os outros animais? Cruzando contributos dos Estudos dos Animais e da Sociologia da Vida Pessoal, este artigo propõe uma interpretação do luto por um animal a partir de um olhar triplo. Primeiro, a partir do lugar que os animais de companhia ocupam nas redes pessoais dos portugueses, e da relacionalidade da vida contemporânea. Segundo, olhando para as práticas e rituais específicos que, após a perda de um animal, continuam a tecer a fina teia que os integra nas vidas dos humanos. Terceiro, considerando as desigualdades que atravessam o luto em função da espécie, e que fazem não só com que se perpetue a excecionalidade do humano face aos outros animais, como que certas espécies não--humanas sejam vistas como mais dignas de luto do que outras.

Keywords : animais; animais de companhia; luto; morte; práticas de luto; rituais de luto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )