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Análise Social
versión impresa ISSN 0003-2573
Resumen
ALBUQUERQUE, Adriana; SEABRA, Teresa y MARTINS, Susana da Cruz. Seletividade social na escola básica portuguesa: dinâmicas, condições e políticas (2008-2018). Anál. Social [online]. 2022, n.244, pp.520-543. Epub 30-Sep-2022. ISSN 0003-2573. https://doi.org/10.31447/as00032573.2022244.04.
O artigo analisa a evolução das desigualdades de resultados na educação básica em Portugal na última década (2008-2018), tomando como indicador a taxa de retenção e desistência. Este período é especialmente relevante para o efeito, ao integrar um ciclo governamental (2011-2015) que corresponde a uma inversão das orientações políticas da tutela no domínio educativo, no qual existiu um recrudescimento da seletividade social da escola, no que se refere ao reforço da desvantagem dos rapazes, dos alunos estrangeiros e dos que se inserem em famílias pouco escolarizadas. Após este ciclo, assistiu-se ao retorno dos níveis de (des)igualdade do início da década.
Palabras clave : igualdade de oportunidades; seletividade social; retenção escolar; ensino básico.