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Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

ALVARES, Maria. Autoridades do discurso: contributos para uma análise da deliberação em políticas públicas de educação. Anál. Social [online]. 2022, n.244, pp.544-568.  Epub 30-Set-2022. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2022244.05.

Este artigo apresenta uma análise sobre elementos do debate político nacional em educação, focando os recursos de autoridade utilizados na deliberação de políticas. A partir de uma perspetiva ancorada no institucionalismo discursivo, são mapeadas as fontes de autoridade - nacionais e internacionais; legais e periciais - utilizadas nos debates sobre educação ocorridos na Assembleia da República (AR) entre 1978 e 2018, procurando identificar características estruturais do discurso deliberativo sobre educação. Os resultados apontam para a existência de um ambiente discursivo pouco favorável à deliberação com base em evidência, em que é persistente o questionamento de fontes de autoridade e dos resultados alcançados pelas políticas e que é marcado por um horizonte internacional de comparação e pelas ideias de crise e mudança.

Palavras-chave : políticas públicas; análise de discurso; intertextualidades; deliberação; educação.

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