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Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

PICARRA, Maria do Carmo. Representações filmadas da “Ásia portuguesa”: escassez e especificidades. Anál. Social [online]. 2022, n.245, pp.630-654.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2022245.01.

A filmografia portuguesa relativa ao Oriente português durante o Estado Novo é escassa, tardia e projeta uma retórica simplificada luso-tropicalista, que foi atualizando o mito da importância perdida de um território, outrora vasto, mas que durante a ditadura era já pequeno, impondo-se sobretudo pelo valor simbólico subjacente à sua posse. Proponho que a escassez de filmes sobre a Índia portuguesa, Timor e Macau decorre deste valor simbólico da comunidade imaginada (e território), que se projetava mais por omissão do que através da representação imagética. No entanto, com a emergência da questão de Goa e com o início da guerra colonial, o Oriente português passa a ser filmado como decorrência de um discurso luso-orientalista que pretendia, contra as evidências, sedimentar a ideia da unidade nacional “do Minho a Timor”.

Palavras-chave : cinema de propaganda; “Oriente português”; filmes coloniais; Estado Novo; projeção nacional.

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