Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Análise Social
Print version ISSN 0003-2573
Abstract
BORGES, Maria Leonor et al. Conceções de deficiência em estudantes do Ensino Superior: estudo exploratório na Universidade do Algarve. Anál. Social [online]. 2022, n.245, pp.704-725. Epub Dec 31, 2022. ISSN 0003-2573. https://doi.org/10.31447/as00032573.2022245.04.
No contexto internacional e nacional, marcado pela reivindicação do direito à inclusão das pessoas com deficiência e à construção de uma sociedade inclusiva, um dos obstáculos são as barreiras atitudinais sustentadas em conceções excludentes sobre a deficiência. O estudo que se apresenta procurou compreender quais as conceções de deficiência de estudantes da Universidade do Algarve. Os resultados indiciam uma discordância com a conceção metafísica e uma valorização da conceção biológica. Revela a existência de dispersão de opiniões relativamente à conceção social. Aduzem-se reflexões sobre as implicações para um ensino superior comprometido com a inclusão educativa e uma sociedade inclusiva.
Keywords : conceção; deficiência; inclusão; ensino superior; Escala Intercultural de Conceções de Deficiência.