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Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

BORGES, Maria Leonor et al. Conceções de deficiência em estudantes do Ensino Superior: estudo exploratório na Universidade do Algarve. Anál. Social [online]. 2022, n.245, pp.704-725.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2022245.04.

No contexto internacional e nacional, marcado pela reivindicação do direito à inclusão das pessoas com deficiência e à construção de uma sociedade inclusiva, um dos obstáculos são as barreiras atitudinais sustentadas em conceções excludentes sobre a deficiência. O estudo que se apresenta procurou compreender quais as conceções de deficiência de estudantes da Universidade do Algarve. Os resultados indiciam uma discordância com a conceção metafísica e uma valorização da conceção biológica. Revela a existência de dispersão de opiniões relativamente à conceção social. Aduzem-se reflexões sobre as implicações para um ensino superior comprometido com a inclusão educativa e uma sociedade inclusiva.

Palavras-chave : conceção; deficiência; inclusão; ensino superior; Escala Intercultural de Conceções de Deficiência.

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