SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número246O novo velho normal: o futuro da sociedade na perspectiva dos 60+ - reflexos da pandemia Covid-19 na sua inclusão social.Por uma transição das práticas sociais: de Bourdieu à COVID-19. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

MEDEIROS, Rogério de Souza  e  LIRA, Bruno Ferreira Freire Andrade. A leitura do par privilégio-opressão no contexto pandémico brasileiro pelas teorias críticas decoloniais: uma proposta de metodologia decolonial. Anál. Social [online]. 2023, n.246, pp.54-72.  Epub 31-Mar-2023. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2023246.04.

A pandemia da Covid-19, espraiada pelo mundo desde 2020, tem aprofundado as desigualdades interseccionais no Brasil, aquelas que se sedimentam no entrecruzamento entre as opressões de classe, raça, género e sexualidade. Para a compreensão destas apoiamos-nos aqui nas teorias críticas decoloniais através da construção de uma metodologia decolonial centrada na tensão colonialidade-decolonialidade. A questão central passa por perceber como é que uma metodologia decolonial pode ajudar a compreender aspetos da realidade pandémica brasileira, situada no par privilégio-opressão? Espera-se, com isso, contribuir para uma ecologia de saberes latino-americanos e caribenhos, propondo uma metodologia que valorize os conflitos sociais e as experiências de (r)existência.

Palavras-chave : marcadores sociais da diferença; metodologia decolonial; privilégio-opressão; pandemia..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )