SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número247A construção do género na sociologia portuguesa contemporânea: problemas comuns e propostas práticas.Acesso a cuidados de saúde para adolescentes transgénero : situação atual e desafios no Chile e em Portugal. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

LEMOS, Sara Isabel Maciel  e  RODRIGUES, Liliana. A (des)medicalização dos corpos intersexo: dos discursos e práticas médicas de profissionais de saúde às reivindicações de ativistas intersexo. Anál. Social [online]. 2023, n.247, pp.224-246.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2023247.02.

Neste artigo reflete-se sobre a forma como a intersexualidade é entendida por profissionais de saúde, sobre as perspetivas de ativistas e sobre o modo como os países têm lidado com estas questões. Percebe-se que as variações intersexo, que na maior parte dos casos não necessitam de intervenção médica, têm sido delegadas ao seio da medicina, assistindo-se a um processo de medicalização da intersexualidade e a uma tentativa de normalização dos corpos. As expectativas relacionadas com o dimorfismo sexual influenciam os discursos de profissionais de saúde, as práticas médicas e, consequentemente, as vidas das pessoas.

Palavras-chave : intersexualidade; dimorfismo sexual; (des)medicalização; profissionais de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )