SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue247The (de)medicalization of intersex bodies: from the discourses and medical practices of health professionals to the demands of intersex activists.Discords around solar photovoltaic power plants in Portugal. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Social

Print version ISSN 0003-2573

Abstract

PARRA-VILLARROEL, Jaime; RODRIGUES, Liliana  and  NOGUEIRA, Conceição. Acesso a cuidados de saúde para adolescentes transgénero : situação atual e desafios no Chile e em Portugal. Anál. Social [online]. 2023, n.247, pp.248-269.  Epub June 30, 2023. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2023247.03.

Em resultado da rejeição familiar, do assédio e da exclusão social, as pessoas adolescentes transgénero estão mais dispostas a sofrer de sintomas de depressão, ansiedade, distúrbios alimentares, de automutilação e até de ideação suicida. Em contextos sociais de género binário e heteronormativos, como no Chile e em Portugal, estas pessoas podem sentir-se pressionadas para se adaptarem às normatividades de género dominantes, procurando alinhar os seus corpos aos ideais socialmente impostos de feminino e masculino. Embora no Chile e em Portugal tenha havido, recentemente, avanços no reconhecimento legal da autodeterminação da identidade de género, estes países também têm encontrado problemas na implementação de políticas de saúde direcionadas à população transgénero adolescente, o que acabaria por implicar uma falha na garantia do direito fundamental à saúde.

Keywords : adolescentes transgénero; trans; identidade de género; binarismo de género; cuidados de saúde.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )