SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número247A (des)medicalização dos corpos intersexo: dos discursos e práticas médicas de profissionais de saúde às reivindicações de ativistas intersexo.As discórdias em torno das centrais fotovoltaicas em Portugal. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

PARRA-VILLARROEL, Jaime; RODRIGUES, Liliana  e  NOGUEIRA, Conceição. Acesso a cuidados de saúde para adolescentes transgénero : situação atual e desafios no Chile e em Portugal. Anál. Social [online]. 2023, n.247, pp.248-269.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2023247.03.

Em resultado da rejeição familiar, do assédio e da exclusão social, as pessoas adolescentes transgénero estão mais dispostas a sofrer de sintomas de depressão, ansiedade, distúrbios alimentares, de automutilação e até de ideação suicida. Em contextos sociais de género binário e heteronormativos, como no Chile e em Portugal, estas pessoas podem sentir-se pressionadas para se adaptarem às normatividades de género dominantes, procurando alinhar os seus corpos aos ideais socialmente impostos de feminino e masculino. Embora no Chile e em Portugal tenha havido, recentemente, avanços no reconhecimento legal da autodeterminação da identidade de género, estes países também têm encontrado problemas na implementação de políticas de saúde direcionadas à população transgénero adolescente, o que acabaria por implicar uma falha na garantia do direito fundamental à saúde.

Palavras-chave : adolescentes transgénero; trans; identidade de género; binarismo de género; cuidados de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )