SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número247Acesso a cuidados de saúde para adolescentes transgénero : situação atual e desafios no Chile e em Portugal.Religião e políticas de moralidade em Portugal: dos argumentos às estratégias de intervenção. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Social

versión impresa ISSN 0003-2573

Resumen

SILVA, Luís. As discórdias em torno das centrais fotovoltaicas em Portugal. Anál. Social [online]. 2023, n.247, pp.270-293.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2023247.04.

Este artigo aborda as discórdias em torno das centrais fotovoltaicas em Portugal, a fim de acrescentar conhecimento à literatura académica sobre questões ambientais no país. Baseado em múltiplas fontes de informação, o artigo mostra que, apesar do elevado apoio público à geração de eletricidade a partir da energia solar, as propostas de construção destes centros eletroprodutores têm suscitado uma crescente oposição por parte de atores locais e associações ambientais. As principais razões apontadas referem-se aos danos ambientais, paisagísticos e económicos causados pelas prospetivas mudanças no uso do solo, bem como a injustiças processuais nas fases de planeamento e consulta.

Palabras clave : centrais fotovoltaicas; questões ambientais; áreas rurais; Portugal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )