SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número247As discórdias em torno das centrais fotovoltaicas em Portugal.A emergência de partidos ecológicos nos países lusófonos: paralelos entre Brasil e Portugal. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Social

versión impresa ISSN 0003-2573

Resumen

SOUSA, Tiago  y  SILVA, Patrícia. Religião e políticas de moralidade em Portugal: dos argumentos às estratégias de intervenção. Anál. Social [online]. 2023, n.247, pp.294-320.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2023247.05.

As políticas de moralidade tendem a estar associadas a valores religiosos, embora não sejam definidas pela religião. Contudo, em contextos caracterizados por elevada vitalidade religiosa em termos de pertença, crenças ou comportamentos, a relação entre a política e a religião tende a não ser isenta de cooperação e negociação. Este artigo analisa de que forma a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) se posiciona, examinando os argumentos e estratégias de intervenção relativamente a quatro políticas de moralidade: interrupção voluntária da gravidez; morte medicamente assistida; casamento entre pessoas do mesmo sexo; e adoção por casais do mesmo sexo. Empiricamente, o artigo apresenta uma análise sistemática dos documentos da CEP das duas últimas décadas.

Palabras clave : Portugal; políticas de moralidade; Igreja Católica; estratégias de mobilização política; religião.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )