SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número248Evolução das assimetrias internacionais na produção de conhecimento científico e tecnológico: uma análise com enfoque nas trajetórias do Brasil e PortugalA antropologia no nosso fim do mundo: condições de possibilidade da prática disciplinar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

BRANDAO, Tiago. A inovação aberta e o “inovacionismo” contemporâneo: uma análise a partir da economia política contemporânea. Anál. Social [online]. 2023, n.248, pp.590-607.  Epub 30-Set-2023. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2023248.07.

A inovação aberta tem vindo a captar o imaginário da nossa contemporaneidade apontando para desígnios transformadores. A “inovação aberta” é vista como “a próxima palavra” em estudos de inovação e em práticas de gestão. As revisões bibliométricas têm revelado números especiais, livros e centenas de artigos dedicados a propor esta (alegadamente) nova policy-framework. Conduz-se neste ensaio bibliográfico uma análise qualitativa que procura compreender a inovação aberta nas suas implicações de economia política, explicitando o alcance desta literatura, os pressupostos vigentes e, sobretudo, demonstrando como é um conceito marcado por um viés empresarial, beneficiando de vários aspetos anunciados pela sua trajetória tecnológica, atualmente amplificada na era digital, e pelas promessas da indústria 4.0.

Palavras-chave : estudos críticos de inovação; inovação aberta; história empresarial; história intelectual e conceptual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )