SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número249Análise Social: seis décadas de temas e problemasPortugal: sociedade ainda dualista, mas numa encruzilhada existencial. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

CARDOSO, José Luís. A invenção do GIS e a maturidade das ciências sociais em Portugal. Anál. Social [online]. 2023, n.249, pp.688-702.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2023249.03.

Assinalando os 60 anos do GIS-ICS, este texto revisita aspetos de uma história institucional relevante para a compreensão da construção da modernidade das ciências sociais em Portugal. Com base na apreciação das contribuições analíticas de Adérito Sedas Nunes - o principal obreiro da criação do GIS -, explica-se como se processou a transição do corporativismo à sociologia, utilizando esse trajeto como prova do progressivo amadurecimento de uma visão sobre os bloqueios de desenvolvimento da sociedade portuguesa e sobre as formas de os superar. Os 60 anos do GIS-ICS representam, por isso, um oportuno pretexto para situar historicamente o lugar de destaque que lhe é devido, e consensualmente reconhecido, como instituição de referência das ciências sociais em Portugal.

Palavras-chave : Sedas Nunes; corporativismo; sociologia; história das ciências sociais; Gabinete de Investigações Sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )