SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número249A memória da nação na era planetária. Passados e futuros em debateOs académicos precarizados e os outros: construindo uma legitimação sucessiva de um regime excecional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Social

versión impresa ISSN 0003-2573

Resumen

FISHMAN, Robert M.. Portugal antes e depois da democracia: novas formas de dualismo - e de sucesso. Anál. Social [online]. 2023, n.249, pp.790-805.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2023249.08.

Uma grande parte dos estudos sobre Portugal enfatiza as dualidades no desenvolvimento do país. Este artigo alarga essa perspetiva, argumentando que, após a transição revolucionária de 1974 para a democracia, a natureza dessa dualidade se alterou. Em termos gerais, a tendência anterior de Portugal para o atraso, mesmo em relação aos restantes países da Europa do Sul, reduziu-se grandemente e, em vários aspetos identificados no artigo, o país superou de forma significativa alguns desses países. Contudo, estes aspetos coexistem com vários fenómenos em que esta distinção não está presente. Continuam a existir grandes desafios e défices. Neste texto apresentam-se exemplos de sucesso no desenvolvimento do país, bem como uma explicação para este novo tipo de dualismo.

Palabras clave : desenvolvimento português; desenvolvimento desigual; práticas democráticas; Revolução dos Cravos; ICS.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )