SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número249Os académicos precarizados e os outros: construindo uma legitimação sucessiva de um regime excecional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

CASACA, Sara Falcão. A contribuição da Sociologia Económica e das Organizações para a compreensão das desigualdades remuneratórias entre homens e mulheres. Anál. Social [online]. 2023, n.249, pp.824-845.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2023249.10.

Em linha com a própria génese da Análise Social, este texto reflete a valorização do diálogo interdisciplinar entre a economia e a sociologia na compreensão das desigualdades de género no mercado de trabalho, centrando-se fundamentalmente no diferencial remuneratório em desfavor das mulheres. A elevada expressão da parcela não explicada desse diferencial confere sustentação à tese segundo a qual o “valor” do trabalho não é neutro do ponto de vista do género. Esta constatação eleva a necessidade de implementação de metodologias de avaliação de funções e de políticas remuneratórias que, a nível organizacional, garantam a não discriminação (direta e indireta) em função do género, sem perder de vista uma abordagem coerente e articulada de desconstrução de estereótipos de género em todas as políticas públicas.

Palavras-chave : desigualdades de género; mercado de trabalho; políticas remuneratórias; políticas públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )