SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número250Sabedoria prática em serviço social: estudo etnográfico de quotidianos profissionais.Organização partidária e mudanças estratégicas do Partido Social Liberal (PSL) nas eleições presidenciais brasileiras em 2018. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

NEVES, Catarina. Como é que o Rendimento Básico Incondicional incentiva a reciprocidade. Anál. Social [online]. 2024, n.250, pp.110-132.  Epub 31-Mar-2024. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/2021127.

Este artigo discute o RBI como política que promove a reciprocidade na sociedade, olhando para os dados disponíveis sobre experiências sociais de transferências monetárias, em particular experiências de rendimento mínimo garantido e de rendimento básico. Os resultados destas experiências mostram que com a atribuição do rendimento incondicional os indivíduos não deixam de investir o seu tempo num emprego mas antes diversificam as suas atividades, investindo no cuidado prestado a familiares ou em atividades na comunidade. As experiências indicam também que, contrariamente a propostas de rendimento mínimo condicional (ex. rendimento social de inserção), o rendimento básico promove a redução do estigma social. Estes resultados permitem-nos expandir a nossa ideia de contribuição produtiva para além do emprego, e discutir o papel do RBI como um mecanismo que, ao invés de violar a norma de reciprocidade, funciona como política essencial para a sua promoção numa sociedade mais justa.

Palavras-chave : Rendimento Básico Incondicional; reciprocidade; Estado Social; políticas de ativação laboral.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )