SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número250Como é que o Rendimento Básico Incondicional incentiva a reciprocidade.Mineração e o povo Xikrin do Cateté: o espaço banal do mundo vazio ao mundo cheio. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

VASQUEZ, Vitor; SANDES-FREITAS, Vítor Eduardo Veras de  e  SANTOS, Rodrigo Dolandeli dos. Organização partidária e mudanças estratégicas do Partido Social Liberal (PSL) nas eleições presidenciais brasileiras em 2018. Anál. Social [online]. 2024, n.250, pp.134-164.  Epub 31-Mar-2024. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/2021107.

Em 2018, o Partido Social Liberal (PSL), até então inexpressivo, conquistou a eleição de Jair Bolsonaro para presidente do Brasil e teve sucesso também nas eleições legislativas estaduais e nacional. Partindo desses resultados, pergunta-se: que aspetos partidários contribuíram para o sucesso nas disputas legislativas? Neste artigo, analisamos os fatores organizacionais e as candidaturas do PSL e apontamos que a coordenação bolsonarista conferiu um perfil centralizador ao partido. Assim, o PSL, mesmo com uma baixa institucionalização, aproveitou os benefícios do fenómeno Bolsonaro para outras disputas além da presidencial.

Palavras-chave : Partido Social Liberal; organização partidária; eleições brasileiras; Jair Bolsonaro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )