SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Early estimate of wine production by means of airborne pollen II- Demarcated region of Dão and BairradaModelisation of Heat Treatment of Portuguese Oak Wood (Quercus pyrenaica L.). Analysis of the Behaviour of Low Molecular Weight Phenolic Compounds. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ciência e Técnica Vitivinícola

Print version ISSN 0254-0223

Abstract

CARVALHO, Estrela C.P.  and  CURVELO-GARCIA, A.S.. Aplicação dos Ácidos L-Tartárico, L-Láctico e DL-Málico na Acidificação de Mostos e Vinhos. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2000, vol.15, n.2, pp.64-73. ISSN 0254-0223.

Na 79ª Assembleia Geral (1999), o OIV adoptou duas resoluções referentes à utilização de diversos agentes para a acidificação dos mostos e dos vinhos, com a condição que os níveis desta acidificação fossem fixados e aprovados pela Assembleia Geral até 2001. A possibilidade de utilização dos diferentes ácidos é ainda polémica, no que se refere sobretudo à sua eficácia no aumento da acidez total e na diminuição do pH, e na sua eventual influência nas características de tipicidade dos vinhos. Em continuação dos primeiros resultados obtidos, e já publicados, comparou-se a utilização dos ácidos L-tartárico, L-láctico e DL-málico, com 3 níveis de acidificação (1; 2 e 3 g/L). Verificou-se sempre a ocorrência de precipitações de hidrogenotartarato de potássio, na acidificação com ácido L-tartárico, o que se traduz por uma efectiva redução do esperado poder acidificante deste ácido, tendo em conta os valores dos pK dos três ácidos: em alguns casos, a eficácia de acidificação dos ácidos L-láctico e DL-málico é mesmo superior à do ácido Ltartárico. Nenhum dos agentes acidificantes originou precipitações de tartarato de cálcio imediatamente, o que era de esperar tendo em consideração a bem conhecida cinética associada a estas precipitações.

Keywords : Mostos; Vinhos; Acidificação; Ácido L-tartárico; Ácido L-láctico; Ácido DLmálico.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )