SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Quantification of Catechins and Proanthocyanidins in Several Portuguese Grapevine Varieties and Red Wines author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ciência e Técnica Vitivinícola

Print version ISSN 0254-0223

Abstract

CARVALHO, Nuno Siqueira; MARTINS, Victor M.C.  and  ZACARIAS, Teresa V.. Rendibilidade E Capacidade Concorrencial De Sistemas De Produção Vitícola Em Portugal. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2001, vol.16, n.1, pp.1-21. ISSN 0254-0223.

Com o presente estudo, pretende-se dar a conhecer alguns resultados respeitantes à situação económica e capacidade concorrencial de sistemas de produção de viticultura localizados nas regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Beira Litoral e do Ribatejo e Oeste. No estudo dos sistemas de produção representativos daquelas regiões recorreu-se aos dados técnico-económicos médios das empresas agrícolas integradas na Rede de Informação de Contabilidades Agrícolas (RICA) portuguesa, obtidos a partir de amostras constantes no período de 1990 a 1996. Na identificação e caracterização de tais sistemas foram tidas em conta as diferentes classes de área de vinha e a importância mínima do produto vitícola (30% do Produto Bruto Agrícola), sendo então elaborados diversos modelos de programação matemática adaptado às características estruturais e técnico-económicas (médias) observadas. Os resultados obtidos a partir das soluções óptimas dos modelos apontam, em geral, para a boa capacidade concorrencial destes sistemas, evidenciando o interesse das políticas de apoio ao investimento e à comercialização, promotoras de uma competitividade futura acrescida para o sector.

Keywords : Viticultura; Sistemas de produção; Programação linear; Regiões de Portugal.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )