SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Cinéticas de impregnação/evaporação e transferência de compostos fenólicos da madeira para a aguardente em modelo experimentalAnálise de vinhos portugueses por espectrometria de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

CATARINO, Sofia; CURVELO-GARCIA, A.S.  e  SOUSA, R. Bruno de. Determinação do Zinco em Vinhos por Espectrofotometria de Absorção Atómica com Chama. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2002, vol.17, n.1, pp.15-26. ISSN 0254-0223.

O doseamento do zinco (Zn) em vinhos justifica-se pelo seu potencial efeito tóxico sob o organismo humano e ainda por se encontrar na origem de acidentes de estabilidade fisicoquímica. No presente artigo, é apresentada a descrição e caracterização intralaboratorial do método de determinação analítica do teor total de Zn em vinhos por espectrofotometria de absorção atómica com chama. A praticabilidade, especificidade, modelo matemático da curva de calibração, limites analíticos, taxas de recuperação e aplicabilidade, repetibilidade e reprodutibilidade intralaboratorial, são algumas das características avaliadas, tendo sido utilizados vinhos brancos, tintos e licorosos para o seu estudo. O método analítico, de elevada especificidade, permite quantificar teores superiores a 0,1 mg/L, com elevada precisão (CVr < 3,0%; CVR < 8,5%). A curva de calibração que descreve a gama de trabalho (0 a 2 mg/L) apresenta desvio à linearidade, sendo representada por um polinómio de 3º grau (y = a + bx + cx2 + dx3). As taxas de recuperação determinadas nos diversos vinhos variam entre 83,09% e 101,06%.

Palavras-chave : vinho; zinco; espectrofotometria de absorção atómica com chama; validação do método.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )