SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Multi-Element Composition and 87Sr/86Sr of Wines and Their Potentialities as Fingerprints of Wine Provenance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ciência e Técnica Vitivinícola

Print version ISSN 0254-0223

Abstract

BELCHIOR, A.P.; ALMEIDA, Tânia G.T.; MATEUS, Ana M.  and  CANAS, Sara. Ensaio Laboratorial sobre a Cinética de Extracção de Compostos de Baixa Massa Molecular da Madeira pela Aguardente. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2003, vol.18, n.1, pp.29-41. ISSN 0254-0223.

Estudo da cinética de extracção por aguardentes de compostos fenólicos da madeira, efectuado em ensaio laboratorial, em volumes de 5 dm3 , com madeiras de Carvalho e Castanheiro em dois modos (Micro-aparas e toros), estes com e sem oxigenação. Determinou-se o índice de compostos fenólicos totais (Ipt) pela medição da absorvência a 280 nm, a intensidade da cor medindo-se a absorvência a 440nm, as características cromáticas (Cielab) e extracto seco. Nas aguardentes finais do ensaio foram determinados os teores, em compostos de baixa massa molecular por HPLC, e determinado o oxigénio dissolvido. Verificou-se que as grandes extracções ocorrem desde as primeiras horas, relativas ao Ipt e à intensidade da cor, atingindo um máximo por volta das 72 horas, a que se seguem extracções contínuas, com curvas de muito menor declive até final do ensaio (1080 horas), com particular incidência nas aguardentes de micro-aparas. Estas podendo assemelhar-se a uma cinética de tipo logarítmico e as das aguardentes em contacto com os toros, mais do tipo polinomial. A oxigenação parece não condicionar de forma significativa a intensidade da cor das aguardentes, mas afecta significativamente o Ipt e o extracto seco. O tempo, como era previsível, apresenta um efeito significativo em todos os parâmetros analisados, o que é de grande interesse e novo em termos de definição quantitativa e temporal. A análise dos compostos de baixa massa molecular, permite concluir que neste ensaio o carvalho apresenta-se como mais rico em comparação com o castanho na generalidade dos teores dos constituintes analisados, não estando totalmente de acordo com os estudos realizados na EVN; excepção feita ao ácido gálhico no qual o castanho confirma uma maior riqueza em comparação com o carvalho.

Keywords : Aguardentes; madeiras; cinéticas; extracção; fenólicas.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )