SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Empirical models for leaf area estimation of the grapevine cv. Jaen author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ciência e Técnica Vitivinícola

Print version ISSN 0254-0223

Abstract

BELCHIOR, Pedro; MATEUS, Ana; CANAS, Sara  and  CALDEIRA, Ilda. Prova de consumidor versus prova técnica de aguardentes velhas. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2004, vol.19, n.2, pp.77-87. ISSN 0254-0223.

No âmbito de um projecto AGRO procedeu-se à comparação de aguardentes Lourinhã, comerciais e de ensaio, com aguardentes existentes no mercado, recorrendo para tal a uma prova de consumidor. Paralelamente, as mesmas aguardentes foram provadas pela câmara de prova de aguardentes da CVRL/EVN. Procedeu-se ainda a uma caracterização mais detalhada das aguardentes, através de análises físico-químicas correntes, e de análises dos compostos voláteis e dos compostos fenólicos de massa molecular baixa. Os resultados, não concordantes, indicam que, de um modo geral, o consumidor tem preferência por aguardentes mais ricas em substâncias de gosto doce, ao contrário dos provadores que apresentam avaliações concordantes com a riqueza das aguardentes em compostos extraíveis da madeira.

Keywords : Prova de consumidor; prova técnica; composição química; aguardentes velhas.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )