SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Comparison of the Lourinhã brandy ageing in chestnut and oak barrels of two different sizes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ciência e Técnica Vitivinícola

Print version ISSN 0254-0223

Abstract

SUN, Baoshan  and  SPRANGER, M. Isabel. Revisão: extracção e análise quantitativa de proantocianidinas e estilbenos da uva e do vinho. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2005, vol.20, n.2, pp.59-89. ISSN 0254-0223.

Do ponto de vista de importância biológica, as proantocianidinas (taninos condensados) e os estilbenos (1,2-diarilletenos) são as duas classes de polifenóis mais importantes na uva e no vinho, o que tem chamado a muito atenção da comunidade científica internacional durante os últimos 15 anos, devido essencialmente aos potenciais efeitos benéficos destes compostos para a saúde humana, relativamente à sua acção protectiva contra a doença cardiovascular e a sua capacidade de captar radicais livres de oxigénio. Numerosos trabalhos de investigação sobre as proantocianidinas e os estilbenos foram publicados, mas a maior parte deles têm incidido na identificação estrutural e nas actividades biológicas destes compostos. Porém, pouca atenção tem sido dispensada aos aspectos quantitativos e poucos métodos analíticos têm sido validados. Este artigo apresenta uma breve introdução sobre as proantocianidinas e os estilbenos da uva e do vinho e trabalhos realizados no nosso laboratório relativamente à extracção e análise quantitativa destes compostos.

Keywords : uva; vinho; proantocianidinas; estibenos; extracção; análise.

        · abstract in English | French     · text in English     · English ( pdf )