SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Suberin utilization by chrysonilia sitophila: evidence for lipolytic enzymes productionStudy of humidity and water activity of cork slabs during cork stopper manufacturing process: preliminary results author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ciência e Técnica Vitivinícola

Print version ISSN 0254-0223

Abstract

CANAS, S. et al. Effect of heat treatment on the thermal and chemical modifications of Oak and Chestnut wood used in brandy ageing . Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2007, vol.22, n.1, pp.5-14. ISSN 0254-0223.

No presente trabalho são estudados os efeitos da temperatura de vergatura e da frequência do humedecimento durante a primeira fase do tratamento térmico (fase de vergatura) na resposta simultânea, do ponto de vista térmico e químico, de diferentes madeiras (castanheiro português, carvalho americano e carvalho romeno) usadas no envelhecimento de aguardentes vínicas Para a determinação da temperatura da madeira recorreu-se a termopares do tipo K. Os compostos extraíveis da madeira (ácidos fenólicos, aldeídos fenólicos, cumarinas e aldeídos furânicos) foram analisados por HPLC. Os resultados evidenciam que a distribuição da temperatura ao longo da espessura da aduela e a composição química da madeira são influenciadas pela temperatura de vergatura e pela frequência do humedecimento, bem como pela espécie botânica da madeira. É demonstrado que a fase de vergatura é de extrema importância para a qualidade da vasilha não apenas pelo seu impacto nas propriedades físicas e mecânicas da madeira, mas por constituir também uma etapa determinante da composição química da mesma.

Keywords : carvalho; castanheiro; tratamento térmico; modificações térmicas e químicas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )