SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Phenolic Composition and colour of Vitis vinifera L. cv Merlot wines from different vintages and aging time in bottle author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ciência e Técnica Vitivinícola

Print version ISSN 0254-0223

Abstract

CUNHA, J. et al. Carpometria da grainha na identificação de ancestraissel vagens de Vitis vinifera L.. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2007, vol.22, n.2, pp.29-34. ISSN 0254-0223.

No presente trabalho, são estudadas as medidas da grainha como método para descriminar variedades cultivadas de Vitis vinifera ssp vinifera e plantas de Vitis vinifera ssp sylvestris.Caracterizaram-se ao nível da grainha 10 plantas femininas produtoras de bagos das populações selvagens, 61 variedades de videiratradicionalmente utilizadas em Portugal e 10 variedades internacionalmente conhecidas.O presente trabalho permite concluir que a razão largura/comprimento é o parâmetro que melhor descrimina as plantas em estudo. O métododesenvolvido pode vir a ser útil em estudos de achados de jazidas arqueológicas dado ser um método não destrutivo.Observou-se que as variedades Ferral (50104), Olho de Lebre (51109) e Uva Rei (50713) apresentam um quociente entre 0,65=QC=0,75, oque adverte para a hipótese de parentesco entre estas e as sylvestris.Estes aspectos justificam o parâmetro largura da grainha, um dado passaporte, para aplicação do quociente, no código de caracteresdescritivos de variedades e espécies de Vitis do OIV.

Keywords : Grainhas; largura/comprimento; Vitis vinifera ssp vinifera; Vitis vinifera ssp sylvestris.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )