SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Fenotipical selection of grapevine rootstock grapevine for aluminum tolerance cultivated in nutrition solution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ciência e Técnica Vitivinícola

Print version ISSN 0254-0223

Abstract

INES, António; TENREIRO, Tania; TENREIRO, Rogério  and  MENDES-FAIA, Arlete. Revisão: As bactérias do ácido lático do vinho- Parte II. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2009, vol.24, n.1, pp.1-23. ISSN 0254-0223.

A fermentação maloláctica (FML), prática corrente em vinificação, é um processo de desacidificação biológica, realizado por bactérias do ácido láctico (BAL). A complexidade e diversidade da actividade metabólica das BAL sugerem que a FML pode afectar positiva ou negativamente a qualidade do produto final. Nesta revisão apresenta-se uma caracterização geral das BAL em termos de taxonomia, metabolismo, habitats e aplicações industriais e o estado-da-arte sobre as BAL do vinho e do seu papel no processo de vinificação. Os efeitos benéficos (hidrólise dos glucosídeos pela acção de ß-glucosidases) e nocivos (degradação da arginina e formação de carbamato de etilo; formação de aminas biogénicas, nomeadamente histamina, tiramina e putrescina) das BAL do vinho, bem como a temática das culturas ‘starter’, são igualmente explorados para ilustrar o interesse enológico deste grupo particular de microrganismos.

Keywords : bactérias do ácido láctico; fermentação maloláctica; â-glucosidases; aminas biogénicas; vinho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )