SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Análise das perdas devido ao enrolamento da videira em vinhas de Alvarinho nas Rias baixas (Espanha)Caracterização de uma bebida alcoólica tradicional Portuguesa, preparada com maceração de bagas de zimbro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Ciência e Técnica Vitivinícola

versión impresa ISSN 0254-0223

Resumen

CANAS, Sara  y  BELCHIOR, A. Pedro. Efeitos da adição de caramelo nas características das aguardentes vinícas. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2013, vol.28, n.2, pp.51-58. ISSN 0254-0223.

De acordo com a legislação europeia, as aguardentes vínicas só podem conter caramelo adicionado como meio para adaptar a cor. Contudo, não existe limite legal para a concentração deste aditivo, nem especificações relativas ao produto e ao procedimento tecnológico. Com o presente estudo pretende-se contribuir para aprofundar o conhecimento sobre a composição do caramelo e os seus efeitos na composição química e nas características cromáticas das aguardentes vínicas, atendendo ao seu interesse para fins tecnológicos e de controlo de qualidade. Para o efeito, procedeu-se à análise da composição fisico-química de três tipos de aguardentes vínicas (um destilado vínico, um destilado vínico diluído a 40 % v/v e uma aguardente vínica com 13 anos de envelhecimento) e de dois tipos representativos de caramelo (Royal® e E150d). Os resultados demonstram que o caramelo exerce uma influência altamente significativa nas características cromáticas (luminosidade, saturação, coordenadas retangulares e absorvência a 470 nm), assim como no índice de polifenóis totais, nos teores de furfural e HMF, e no teor de açúcares redutores das aguardentes vínicas. De entre estas características, o caramelo afeta principalmente a coordenada a*, a luminosidade, o índice de polifenóis totais e o teor de HMF, a que se encontram associadas correlações significativas entre a concentração de caramelo e as características adquiridas pelas aguardentes após a sua adição. Por outro lado, a composição do caramelo assume um papel determinante no efeito do mesmo, embora o resultado obtido seja condicionado pela composição química de cada tipo de aguardente vínica. É ainda evidenciado o interesse da razão furfural/HMF como indicador da adição de caramelo pelo facto de ser superior à unidade apenas em aguardentes vínicas produzidas sem caramelo, sendo uma ferramenta de grande utilidade na avaliação da autenticidade de aguardentes vínicas envelhecidas.

Palabras clave : aguardentes vínicas; caramelo; composição química; HPLC; características cromáticas.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )