SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número88Redes sociais e empreendedorismo em biotecnologia. O processo de aglomeração em torno de núcleos de produção de conhecimentoO território e a (ir)racionalidade da decisão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versión impresa ISSN 0430-5027

Resumen

CARVALHO, Luís. Redes globais e dinâmicas regionais. Explorando o desenvolvimento das tecnologias bi-combustível em São Paulo. Finisterra [online]. 2009, n.88, pp.117-142. ISSN 0430-5027.

Uma importante parte do trabalho recente da geografia económica tem sido dedicado a conciliar noções de “aprendizagem territorializada” com a evidência de que muitos dos esforços de criação de conhecimento e inovação de actores locais se processam cada vez mais através de redes globais. Todavia, tem sido dada menor atenção aos efeitos dinâmicos que resultam da participação de actores localizados, nomeadamente empresas, em redes globais de conhecimento e inovação. Numa perspectiva evolucionista, este artigo propõe uma conceptualização desses efeitos ao nível da empresa, das redes regionais de inovação e co-evolução institucional associada. Esta conceptualização é ilustrada com o caso do desenvolvimento do portfólio de tecnologias bi-combustível em São Paulo, Brasil.

Palabras clave : Redes globais; dinâmicas de conhecimento regionais; geografia económica evolucionista; bio-combustíveis; Brasil.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons